domingo, 28 de novembro de 2010

Tecnologia empresarial Socioeducacional

"Assegurar que a escola cumpra sua missão é a tarefa mais complexa da gestão escolar. Isto porque, de um lado, encontramos o Gestor diante de uma enorme diversidade de stakeholders com os quais deverá lidar – professores, equipe gestora, estudantes, pais, comunidade, sindicato, parceiros, Secretaria de Educação – e, por outro, as dificuldades advindas dos recursos, em geral escassos, postos à disposição da escola e sobre os quais nem sempre terá autonomia para a aplicação.
A liderança do Gestor é, sem dúvida, uma característica essencial, porém isoladamente não basta. Faz-se necessário pôr a sua disposição e de sua equipe um conjunto de ferramentas gerenciais que permitam dirigir a escola de forma estruturada. Essa estrutura deverá garantir que missão, objetivos, metas, estratégias, planos de ação e métricas estejam todos alinhados e claramente definidos, em todos os níveis da organização, de modo que todos possam, com clareza, compreender o seu papel e contribuir objetivamente para a consecução dos resultados esperados, para que sejam medidos, avaliados e recompensados.
A gestão de uma escola em pouco difere da gestão de uma empresa. Na realidade, em muitos aspectos, a gestão de uma escola apresenta nuances de complexidade que não se encontram em muitas empresas. Assim sendo, nada mais lógico do que partir da experiência gerencial empresarial acumulada para desenvolver ferramentas de gestão escolar."
 
Este é mais um questionamento no processo de organização da escola ou do ambiente de ensino aprendizagem, com foco na EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho poderemos encontrar na sua totalidade no site da UFC no seguinte endereço:  http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_ModeloGestao.pdf
bom uso
Josias

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo supra e quero acrescentar que não é caminho novo mais um novo caminhar.
    Estamos na cidade de Tianguá-CE já matriculando alunos para a nossa primeira Escola de Ensino Profissionalizante e serei um dos Coordenadores. Estou confiante e acredito que seja uma das alternativas de melhoria de Ensino Público.

    Gentil Telles
    (Assessor Técnico da 5ª CREDE em Tianguá-CE

    ResponderExcluir

Compartilhe!

Bookmark and Share